Superbowl LI (a que o ataque do Falcons tomou no intervalo)

Quando um time, qualquer time, consegue virar um jogo que estava perdendo por 25 pontos, alem de todos os méritos que ele deve ter tido, isso não seria possível sem alguma contribuição do adversário.

Todo mundo, inclusive eu no texto anterior, já falou do Brady. O Patriots é o vencedor, com todos os méritos, melhor de todos os tempos, o Bill Belichick é o maior general desde Alexandre o Grande, o diabo.

Mas a história desse Superbowl não é a do Patriots. É a do Falcons. Como eles conseguiram perder um jogo que, faltando seis minutos, eles tinham 98% de chance de ganhar?

Esportes são muito divertidos de se acompanhar, mas podem ser muito cruéis quando o resultado importa para você de alguma forma. Um time “grande”, que está sempre disputando, e é quase sempre o favorito, sofre uma pressão por resultado normalmente muito maior. Qualquer derrota é muito questionada. O time “pequeno” normalmente joga com menos pressão. Isso normalmente é uma coisa boa, mas tem um porém. Seus jogadores nunca estão preparados para o momento em que toda pressão do mundo cai em suas costas.

E o jeito mais comum disso acontecer é quando o time “pequeno” se coloca na situação onde o jogo está ganho, mas ainda falta metade do tempo para jogar.

Estamos falando da NFL. Não sei se cabe falar em times grandes e pequenos. Mas, acho que todos vão concordar que o Patriots hoje tem muito mais tradição e cobrança que o Falcons sonhava ter. Para o Patriots, era “apenas” mais um título. A maioria ali já foi campeão. A vida não ia mudaria com a vitória.

Mas, e o Falcons? Como evitar o pensamento “eu vou ganhar o Superbowl”e focar em “Play 60!”, “Do your Job!”, ou qualquer outro mecanismo de programação neuro-linguistica que o time use para não perder o foco pelos longos 30 minutos restantes depois da maior performance de todas as suas vidas?

Não é fácil. Não é nada fácil.

Olhando o scout do primeiro tempo você vê que o Atlanta praticamente só fez big plays, jogadas acima de 10 jardas. As jogadas curtas estavam bem marcadas. É como se o Bill Belichick tivesse dito: “vocês ganhar  o Superbowl? Então vão ter que ganhar bonito!”

E olha, eles quase ganharam. Com um segundo quarto perfeito, eles botaram 21×3 e parecia barato, pois o Martellus Bennett ainda salvou o que tinha tudo para ser um segundo pick-6 do agora GOAT Supremo do Universo.

Não é que as jogadas de larga distância tenham sumido. Elas apenas voltaram para um nível mais normal. O problema é que as jogadas curtas não entravam de jeito nenhum. E a contusão do Coleman tirou um pouco do dinamismo do jogo corrido. Ainda assim, era pra ganhar, se não fossem erros mentais ridículos.

Eu podia falar das chances de field goal perdidas, do cansaço da defesa, mas isso todo mundo já falou. Vou mostrar algo que talvez vocês ainda não tenham visto. O fundamental sack com fumble no Matt Ryan na quarto período do jogo.

Onde estava a cabeça do Freeman para, numa jogada de passe, ficar olhando para o lado e não para o cara que ele teria que bloquear? Não é que o Patriots estava escondendo a Blitz… Olhem a foto do logo após o snap:

captura-de-tela-2017-02-06-as-21-19-08

E agora, dois frames depois…

captura-de-tela-2017-02-06-as-21-32-24

Procurem o vídeo da jogada. O desgraçado entrega que é um passe para a esquerda durante o PRÉ-SNAP inteiro! Ele está no blind side, tem um monte de rusher babando na linha de scrimmage, e ele está ali pensando no que vai fazer a noite… Eu te respondo: chorar o resto da vida…

Se fosse só esse erro… O Patriots é que nem o Jason. Ou tu mata bem matado, ou ele volta do túmulo pra te matar… O Falcons resolveu ir passear no cemitério…

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Superbowl LI (a que o ataque do Falcons tomou no intervalo)”

  1. Muito bem observado, Eduardo!!! Penso que nao so essa jogada, mas o posicionamento do hightower no segundo tempo foi determinante para a virada dos Patriots. Mais uma vez o Bill Belichick dando um show de ajustes no intervalo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s