GOAT x G.O.A.T.

O que foi esse Superbowl LI?

Para responder com mais precisão, ainda vou ter que ver o replay do jogo no Gamepass, principalmente com a câmera de cima, para ver se algumas teorias que formulei durante  as poucas horas em que fingi dormir montando na minha cabeça. Por isso, uma coluna opinativa a respeito do jogo vai ter que esperar um pouco.

O que eu quero falar agora é sobre o “legado” do Tom Brady.

Será ele o “Greatest Of All Time”?  Ou será só um Bode mesmo, comendo grama por aí?

Passamos a semana temporada toda discutindo isso no Fumblecast. Principalmente, nessa semana que antecede superbowl. Resumindo muito, os torcedores do Patriots acham que é um fato incontestável. Os demais, de maneira geral, acham que ele é um cara bom que tem muita sorte e o melhor técnico de todos os tempos.

Preciso começar dizendo que acho que esse tipo de conversa só faz sentido em boteco. O jogo evolui, a importância do jogo aéreo hoje é muito diferente do jogo antigo, então o skillset requerido era muito diferente. Cada época tem o seu melhor QB.

Além disso, o jogo é muito mais coletivo do que parece. O QB é muito visível porque ele fica com a bola. Mas, sim, ele depende dos grandalhões que o protegem, dos recebedores conseguirem se desmarcar e dos corredores conseguirem ter um bom jogo para que a defesa não possa concentrar só no que ele faz.

E mais, ele precisa que a defesa ajude um pouco e não tome tantos pontos quantos o ataque consegue fazer.

A história está cheia de ótimos QBs que são reconhecidamente bem sucedidos mas que não transformaram essa qualidade em títulos. Dan Marino é o exemplo mais claro. Casos mais recentes são Drew Brees e Aaron Rodgers, os dois com um SB apenas, enquanto o Eli Manning tem 2. O seu irmão, Peyton Manning, com todos os recordes que vem sendo quebrados pelo Brady, pode entrar também nessa categoria.

Acreditem, a maior diferença entre o Tom Brady e o Drew Brees é a qualidade histórica de suas defesas.  E isso não é demérito ao Tom Brady. O baixinho do Saints é muito bom mesmo.

O Aaron Rodgers é o cara mais talentoso que eu vi jogar desde que acompanho futebol americano sistematicamente (não vou falar do Joe Montana porque vi poucos jogos e não com o olhar que tenho hoje). Mas, talento não é tudo. Faltam ao Rodgers alguns intangíveis que o Brady tem de sobra.

Tudo isso é questão de opinião. O que podemos comparar são os resultados. E nisso, o Tom Brady é o Schumacher da NFL. Sendo que, diferente do alemão, ele tem diversos concorrentes a sua altura. Todos esses contemporâneos de quem já falamos são futuros Hall of Famers. E nenhum deles chegou perto dos resultados do Mr. Bündchen.

Ah, mas e o técnico? Não seria ele o real motivo do sucesso do Patriots?

Como eu disse, o jogo é muito mais coletivo do que parece. O Bill Belichick realmente faz muita diferença. Não há dúvida que ele é um dos grandes, ao lado de Lombardi, Walsh, Madden, Parcells (que foram técnicos dos grandes QBs do passado também).

Mas, por mais que a questão estratégica esteja resolvida de antemão, ela precisa ser executada em prática. A principal função do QB é reconhecer os padrões da defesa e escolher a jogada certa do playbook. A execução vem depois disso. E, aqui entre nós, o Brady faz as duas coisas quase a perfeição. Se colocou no buraco ontem, é verdade. Mas teve disciplina e perseverança suficientes para sobreviver e esperar a virada da maré.

Futebol Americano é um xadrez físico e mental. Você precisa fazer as duas coisas bem. E o cara joga aos 39 anos como se tivesse 30. Sua gana de vencer  é a de um Ray Lewis. E ele tem que domar esse instinto e jogar de cabeça fria. E ele consegue. Ano após ano.

Eu não sou torcedor do Patriots, até queria que o Falcons ganhasse ontem. Mas é preciso saber reconhecer a grandeza quando ela está a sua frente.

Brady ontem ganhou algo maior que o seu quinto anel. Ganhou o fim dessas discussões. Como disse o Paulo Antunes ao final da transmissão, se você quer dizer que o Tom Brady NÃO é o GOAT, ok, mas o ônus da prova é seu.

Ah, NFL, porque você me abandona todo ano antes do carnaval e só volta em setembro?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s