Quem é mais nerd?

Pare o que você estiver fazendo e assista e https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fdorkly%2Fvideos%2F1223341421042599%2F&show_text=0&width=400“>esse vídeo sensacional com uma disputa entre o Capitão Picard e o Darth Vader sobre qual dos “universos” seria o mais nerd!

Além de ser muito engraçado, o vídeo resume as farpas trocadas pelas duas tribos. Como se a grande maioria dos nerds (e de todo mundo) não gostasse das duas franquias.

É engraçado também ver o Picard, normalmente tão calmo, apoplético enquanto discute com o “Darth Vader da Zoeira”, com um senso de humor que ele não costuma apresentar!

Mas, vamos tentar analisar a questão de uma forma fria.

A verdade é que Star Wars não pode nem ser classificado como “Ficção Científica”. Não tem nada de ciência ali. Aliás, os momentos mais constrangedores de Star Wars são justamente quando eles tentam explicar alguma coisa, como com os midiclorians.

O termo que o próprio George Lucas utilizava era “Space Fantasy”. É uma aventura ambientada no espaço.

Ficção científica, tecnicamente, é uma estória que discute a relação das pessoas com uma situação que, se não for cientificamente possível, pelo menos é reflete alguma teoria científica em voga. Bons exemplos são “2001”, “Gattaca” e “Contato”.

Normalmente a boa ficção científica vai trazer discussões sobre como nos relacionamos com os avanços da tecnologia e quais as consequências que eles podem nos trazer.

Star Trek tem muitos elementos de ficção científica, mas isso aparece mais na discussão do uso dos Holodecks e de um monte de coisas que não existiam quando eles fizeram a série (e que hoje são de uso comum, como os celulares) do que na parte das naves e das viagens espaciais (onde as duas franquias usam mais ou menos os mesmos conceitos, alem, claro, da explosões  no vácuo – seria um saco um filme sem elas, afinal de contas)!

De maneira geral os temas de Star Trek são geralmente mais adultos. Alem da dinâmica da liderança e das questões da tripulação, é quase sempre uma reflexão sobre como agir em relação ao “imperialismo”, como lidar com os povos “inferiores” sem desrespeitá-los e como lidar com as potências iguais ou superiores se impondo sem o agressor.

Alem disso, as citações a autores, livros ou situações do nosso presente ou passado (Shakespeare, Moby  Dick, etc.) são sempre colocadas de forma a “agregar valor” a experiência.

Star Wars é muito concentrado em poucos protagonistas. Passamos a trilogia principal inteira focados em Luke, Leia, Han e Vader. Todo o resto é pano de fundo. Com o passar do tempo, Star Wars virou uma plataforma onde se pode ambientar qualquer tipo de filme.

Ainda que venham tentando trazer ecos do nosso mundo para Star Wars, o bem e o mal sempre estão sempre bem melhor delineados do que na nossa realidade. As pessoas podem até estar no lugar errado, mas dificilmente existe um conflito de intenções no mesmo personagem (Darth Vader no episódio VI talvez seja a exceção).

Já em Star Trek, a federação é normalmente benévola, mas suas disputas internas mostram seu “lado negro” as vezes. Aliás, devido a patrulha “politicamente correta”, a dificuldade em vender um “outro povo”  como malévolo vem fazendo com que humanos sejam (ou estejam por trás) dos antagonistas numa frequência bem maior do que seria razoável em Star Trek. Da nova série de filmes, 2 de 3 tiveram a mesma temática.

Concluindo, as duas franquias tem princípios bastante diferentes. Ninguém precisa ser fanboy de uma ou outra. Ambas tem qualidades e furos. São peças de entretimento, não tratados de filosofia. Aproveite as duas o melhor que puder!

Mas, vamos admitir, Star Trek é mais “nerd”. Ou, pelo menos, mais “geek”!

Feliz Ano Novo!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s