Piano para todos

Descobri hoje que o grande pianista Argentino Daniel Barenboim agora é um youtuber. Em seu canal, ele produz vídeos curtos onde comenta (e toca) trechos de composições famosas, alem de responder comentários de ouvintes e falar de coisas como política.

Para quem não sabe, o maestro/pianista banca e dirige a West-eastern Divan Orchestra, uma orquestra formada apenas por jovens músicos judeus e palestinos, que passavam algum tempo ensaiando e tocando juntos, como uma forma de aprenderem a se respeitar e de dar um exemplo de tolerância ao mundo. Seu ativismo nessa área é bastante interessante, principalmente porque não baseado no relativismo. As pessoas não tem que ser iguais. Elas só precisam conviver juntas. Tocar juntas. E se respeitarem.

Eu vi toda a série de vídeos sobre as obras musicais e os dois vídeos de comentários. É simplesmente fantástico viver uma época onde um artista tão qualificado se abre ao público dessa forma.

De todos os comentários que ouvi dele, o que mais me tocou é o de que a música só pode ser entendida como tal. Tentar achar muitos adjetivos para explicar uma peça normalmente falará mais de sua reação a mesma do que algo que a música realmente queira dizer (o caso que ele conta como a mesma peça seria uma piada ou uma tragédia para dois pianistas diferentes é um bom exemplo diss0).

Eu recomendo fortemente os vídeos. Mesmo que você não saiba nada de música clássica, vai curtir e, quem sabe, se interessar pelo assunto.

Para terminar, eu confesso que fiquei feliz de descobrir em alguém tão famoso e bem sucedido o mesmo interesse que eu tenho por compartilhar opiniões.

Se ele, um maestro e pianista tão consagrado, pode ser carente de feedbacks (mesmo recebendo milhares, continua incentivando seus ouvintes a escrever), porque eu não seria?

Com certeza eu respondo mais rápido!

 

Deixe um comentário

