French Impressions – CD Review

Depois de uma semana ouvindo direto o disco da Martha Argerich e do Itzhak Perlman, do qual já falei aqui, me deu vontade de ouvir novamente (e de escrever) sobre um outro disco com o mesmo arranjo (violino e piano) que já tenho há algum tempo e é tão bom quanto esse.

French Impressions é um CD lançado pela Sony em 2012, estrelado pelo violinista americano Joshua Bell e pelo pianista Jeremy Denk, que o acompanha normalmente. O repertório é totalmente baseado em compositores franceses do final do Século XIX e início do Século XX (a saber: Saint-Saens, Franck e Ravel).

Joshua Bell é um dos excelentes violinistas relativamente jovens (menos de 50 anos) que estão no mercado (entre outros, podemos citar a também americana Hilary Hahn, o sul-africano Daniel Hope e a holandesa Janine Jensen). Todos eles fazem concertos milionários e gravam muito, tanto concertos como repertório de câmara.

Eu não acho que o conceito de “impressionismo” faz muito sentido em música. A ligação está mais no fato dos compositores serem contemporâneos  (ou pouco posteriores, como no caso de Ravel), ao período dos impressionista e pós-impressionistas. A arte da capa reforça o conceito com um fundo que lembra quadros de Monet. Impressionismo vende tudo, até bombom!

O disco todo é ótimo, mas o que me chamou atenção a primeira vez que ouvi (e o que me faz voltar ele de vez quando) é a Sonata de Saint-Saens. Esse compositor não é tão conhecido como os mais badalados, o que é uma pena. Sua música consegue ser moderna sem cair nas maluquices do atonalismo. Quase tudo que eu ouvi dele é bom e essa sonata é um excelente cartão de visita. Para quem gostar, recomendo também ouvir o “Carnaval dos Animais”, que provavelmente é sua obra mais conhecida.

Então, fica a dica. O disco está em todos os serviços de streaming, então você não precisa nem gastar dinheiro comprando  (segue o link no deezer).

E, se gostarem, comentem por aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s